Vontade: causa ou efeito?

Como posso ser eu a causa de minha vontade, e esta ser a causa de mim mesmo, se minha vontade é causada por outras tantas causas? Na maior parte a vontade é efeito, feita das causas que me despertaram vontade. Pois sendo assim, não estarei confundindo vontade com desejo? E o que direi de causa e efeito, se for desejo de vontade, ou vontade de desejo? Se para tudo haverá de haver um motivo, na morosidade ou impossibilidade de descobri-lo, eu terei que inventá-lo. Assim, o motivo inventado será efeito da desmotivação para justificar-se como causa, e minha vontade será reduzida a um mero desejo. Toda missão é uma invenção, um desejo de vontade equivocado como causa. Não há missão na vontade. A vontade, só é vontade, se ela é, sim, causa em si mesma.

– Gutto Carrer Lima



Comentários

SOBRE ESTE BLOG:

Este é um espaço destinado às frases, crônicas, poemas e historinhas que não entraram no livro e a novos textos do autor. Escolha o tema pelo Marcador:

Postagens mais visitadas deste blog

Fazer o Bem sem olhar a Quem

Bem-vindo ao Desapego Blog

Contemplanetários